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Cartão não libera a entrada/saída do colaborador. Como verifico a causa do bloqueio?

São diversos os motivos que podem levar à não liberação de um acesso. A seguir relacionamos as causas mais comuns.

Caso ao aproximarmos o cartão da leitora, o “X” vermelho do pictograma não acenda e a leitora não emita nenhum som, isso indica que o cartão de proximidade está com defeito. Neste caso, solicite uma segunda via através do Webdesk.

Causa 1: Problema com o cartão de acesso

Cartão Provisório
Tela de cadastro de colaborador.

Verifique se o cartão provisório de acesso que está apresentando problemas encontra-se associado ao colaborador e seu “status” encontra-se ativo (para maiores informações sobre como localizar um cadastro pelo número do cartão, clique aqui).

Identificação do estado do cartão provisório: expirado.

Caso o cartão provisório encontre-se Expirado, será necessário fazer sua devolução e associá-lo novamente ao colaborador:

1.  Clique no ícone dos cartões;
2.  Selecione o cartão provisório que encontra-se Expirado;
3.  Clique em Devolver.
4.  Associe novamente o cartão provisório, como demonstrado aqui.

Cartão Definitivo
Cartão provisório novamente ativo.

Verifique se o cartão definitivo de acesso que está apresentando problemas encontra-se associado ao colaborador e seu status encontra-se ativo.

Caso ele não esteja associado ao colaborador, verifique como fazê-lo clicando aqui.

Caso algum cartão provisório tenha sido associado depois do cartão definitivo, este ficará com o status Temporariamente Substituído. Para restaurar o status Ativo do cartão definitivo, basta desassociar o cartão provisório.

Causa 2: Problema com o nível de acesso

O nível de acesso é o recurso que permite o acesso de um colaborador à obra. A ausência de um nível de acesso ou a associação de um nível de acesso errado pode impedir ou dificultar o acesso à obra.

Cadastro e nível de acesso de colaborador

Após acessar o cadastro do colaborador, clique na opção Níveis de Acesso. Uma nova tela será exibida; no canto superior esquerdo da tela selecione a obra desejada. Em seguida verifique se o devido nível de acesso encontra-se associado.

Seleção da localidade e do nível de acesso.

Caso nenhum nível de acesso esteja associado ao colaborador, na obra desejada, basta localizar o nível de acesso mais adequado e associá-lo, clicando no ícone correspondente. Em seguida, clique em Salvar.

Um nível de acesso fora da validade é sinal de que o acesso foi bloqueado em função de uma pendência documental. Verifique o status dos documentos no Portal de Serviços.

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