Tabelas Dinâmicas (“B.I.”)

Nos último meses nossa equipe trabalhou na implantação do recurso de Tabelas Dinâmicas para acesso aos dados da plataforma Canteiro de Obra. Trata-se de um recurso de Business Inteligence (B.I.), com enorme capacidade de análise de dados e geração de informações com elevado valor agregado.

A plataforma Canteiro de Obra consegue, através da centralização de todas as informações capturadas nos diversos canteiros de obra, produzir uma grande “massa” de dados. Estes dados estão disponíveis para as equipes de gestão da construção civil para melhoria nos processos, aprimoramento dos controles, mitigação de riscos, redução de custos, dentre outras aplicações.

O recurso de Tabelas Dinâmicas adiciona uma nova camada de inteligência na análise de dados, permitindo uma visualização mais eficiente e estruturada das informações, facilitando a execução das atividades de gestão. As tabelas são montadas de forma dinâmica, em tempo real pelo gestor, com apresentação instantânea dos dados consolidados em gráficos ou tabelas. A ferramenta permite ainda a exportação para arquivos de diversos formatos para utilização em outros sistemas ou para análises adicionais.

Seguem abaixo alguns exemplos de análises geradas pelas Tabelas Dinâmicas com base nos dados gerados pela plataforma.

Histograma realizado do canteiro de obra

Análise de documentos pendentes de empresas e colaboradores

Comparativo do efetivo próprio e terceirizado entre diversos canteiros