Identificação Segura na Construção Civil

Identificação Segura na Construção Civil

Um dos grandes desafios para a construção civil é gerir, de forma segura, a movimentação de trabalhadores em seus canteiros de obra. A “segurança” na gestão inclui essencialmente dois tipos de controles que precisam ser feitos: o primeiro diz respeito à regularidade do trabalhador nos aspectos trabalhistas, segurança do trabalho, saúde ocupacional e demais obrigações legais e operacionais. O segundo é garantir uma precisa identificação do trabalhador que está entrando no canteiro.

Nossa plataforma já faz a gestão completa das obrigações legais e operacionais de cada trabalhador, garantindo que somente aqueles que estejam em situação regular possam entrar no canteiro de obra. Entretanto, ainda existe um grande desafio a ser vencido: garantir a identificação dos trabalhados que se apresentam na entrada do canteiro.

Ainda verificamos no mercado algumas soluções utilizando crachás de identificação de trabalhadores com tecnologia de código de barras ou QR Code. Ambas tecnologias são muito vulneráveis a fraudes, garantindo pouca segurança ao gestor do canteiro.

Para vencer este desafio, estamos adotando uma tecnologia de ponta para identificação de pessoas: a identificação biométrica PalmSecure®.

O PalmSecure® é um sistema da Fujitsu para autenticação baseada nas veias da palma da mão, utilizando a mais recente tecnologia biométrica de segurança. É higiênico, pois não requer contato físico, e atende a necessidades de verificação de identidade para todas as indústrias. O PalmSecure é a biometria mais precisa do mercado, considerando a taxa de falsa aceitação (FAR) de 0,00001%.

Ao ser acionado, o PalmSecure utiliza raios infra-vermelhos para capturar a imagem do padrão de veias da palma da mão. A autenticação ocorre ao comparar o padrão de veias detectado com os padrões previamente registrados no sistema. As veias de uma pessoa têm uma riqueza de características distintas, o que torna extremamente difícil as tentativas de fraudar uma identidade e permite um alto nível de segurança. Além disso, o sensor só pode reconhecer o padrão de veias se a corrente sanguínea estiver fluindo pelo corpo do usuário.

Esta tecnologia biométrica já está sendo aplicada em canteiros que utilizam nossa plataforma, com enorme sucesso.